"A DANÇA DA VIDA"
O sistema Biodanza foi criado na década de 60 pelo antropólogo chileno Rolando Toro (1924-2010). A Biodanza se difundiu inicialmente pela Argentina, Brasil, Uruguai, posteriormente, na Europa e vem de forma constante e crescente sendo semeada em outras partes do mundo.
É um sistema de integração e desenvolvimento humano, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizagem das funções originais da vida, trazido ao Brasil na década de 70.
"Sua metodologia consiste em induzir vivências através da dança, música,canto e exercícios de comunicação e encontro em grupo. Os exercícios estão sistematizados em função de um modelo teórico e operacional, que o permite prescrições específicas." (R.Toro)
Os movimentos corporais integrados que, aliados a estímulos musicais específicos, realizados em grupo, possibilitam a expressão das emoções e de uma melhor comunicação pessoal.
A Biodanza dá ênfase à vivência como a experiência que busca trazer o indivíduo para a plenitude do momento presente, "no aqui e agora".
A Biodanza permite promover mudanças importantes na forma de viver e de sentir a vida. Assim, a pessoa passa a se sentir integrada consigo, com o outro e com o mundo, de forma natural e progressiva.
A Biodanza trabalha 05 Grandes Potenciais Humanos,
LINHAS DE VIVÊNCIA:
VITALIDADE – Aumento da Alegria de viver,ímpeto vital, integração motora, saúde e energia.
SEXUALIDADE – Resgate do corpo como fonte do prazer, o prazer do movimento, do contato, da liberdade e da espontaneidade .
CRIATIVIDADE – Capacidade de inovar e construir a própria vida, renovação existencial.
AFETIVIDADE – Capacidade afetiva de criar vínculos com outras pessoas através do amor incondicional, amor Universal, amizade, altruísmo e empatia.
TRANSCENDÊNCIA – Conexão com a Natureza, acesso ao êxtase, ampliação da consciência e a sacralidade do Universo.